O MECANISMO DO VÍCIO


O prazer é uma sensação oferecida pelo cérebro; é feita através de substâncias (drogas endógenas) que o próprio cérebro sintetiza e veicula entre as sinapses (ligações) de neurônios.
As Drogas ilícitas e de abuso possuem mecanismos para estimular as ações do prazer no organismo humano; e se baseiam em ações fisiológicas.

É importante notarmos que nosso organismo já possui substâncias que oferecem o prazer , mas as drogas ilegais e de abuso, potencializam e distorcem esses mecanismos.
O alvo das principais drogas ilícitas e de abuso, é potencializar a Endorfina, uma droga natural de nosso organismo. A Endorfina é produzida no cérebro e naturalmente é liberada para oferecer prazer.

A cocaína e o crack agem no cérebro, mais especificamente nos neurônios, estimulando a produção de dopamina e impedindo que esta seja reabsorvida; assim a dopamina permanece por mais tempo nas sinapses, oferecendo o estímulo do prazer.

Drogas como a heroína, o ópio e a morfina simulam a dopamina, e se ligam aos receptores da endorfina nos neurônios.

Esse mesmo mecanismo é seguido pelas Anfetaminas, o Speed e o Ice; todas estas são drogas estimulantes que tiram a pessoa de estados de depressão ou letargia ou do estado normal, e levam a euforia.

O Ecstasy, segue o mesmo mecanismo, mas usa uma outra droga endógena, a Serotonina para conferir o prazer.

A maconha também manipula a Dopamina e a Serotonina nos neurônios, e confere um efeito sedativo, relaxante e desinibidor.

Mas nem só de prazer vive o usuário de drogas. Todas as drogas têm seus efeitos colaterais; as drogas de abuso vêm com uma bula alertando esses efeitos, e uma posologia para que seu uso minimize os prejuízos e garanta o efeito terapêutico. Mas as drogas ilegais não possuem bulas... e o que ocorre é o uso indiscriminado e o desconhecimento dos efeitos sobre o organismo.

O principal efeito colateral ou prejuízo ao organismo, é a destruição do mecanismo de recompensa do cérebro. Como já dissemos nosso cérebro possui meios de oferecer prazer ao nosso organismo; em variadas situações usufruímos o prazer das Endorfinas, Serotonina e um coquetel de outras drogas. Mas com a interferência das drogas ilegais e de abuso, a pessoa fica dependente fisiologicamente, do superestímulo da droga para receber prazer. O mecanismo natural é interrompido, e fica subestimado. Situações que antes eram prazerosas, não são mais, a menos que o superestímulo das drogas ocorra.

É por isto que muitas drogas como a heroína e cocaína, requerem do usuário doses cada vez maiores, para garantir maiores estímulos, e a morte por superdosagens ou overdoses acabam sendo o destino de muitos.

A maconha confere mudanças de comportamento como letargia, desmotivação, queda no desempenho intelectual. A maconha ainda afeta o sistema imune e as células germinativas (espermatozóides e óvulos) na qualidade genética e alterando o número de espermatozóides.

Nenhum comentário: