INFECÇÕES POR BACTÉRIAS - DST

Um exemplo de DST causada pelo desiquilíbrio da microbiota normal é a infecção por gardnerella. A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da microbiota normal, de 20 a 80% das mulheres sexualmente ativas. Quando, por um desequilíbrio dessa microbiota, ocorre um predomínio dessa bactéria, temos um quadro que se convencionou chamar de vaginose bacteriana.Usa-se esse termo para diferenciá-lo da vaginite, na qual ocorre uma verdadeira infecção dos tecidos vaginais.

Na vaginose, por outro lado, as lesões dos tecidos não existem ou são muito discretas, caracterizando-se apenas pelo rompimento do equilíbrio microbiano vaginal normal. Esse desiquilíbrio, por vezes é por hábito de higiene no uso de sabonetes ácidos, águas cloradas ou outros fatores (uso de antibióticos, 'stress', depressão, gravidez, outras infecções etc).

A vaginose por Gardnerella pode não apresentar manifestações clínicas (sinais ou sintomas). Quando ocorrem, estas manifestações caracterizam-se por um corrimento homogêneo amarelado ou acinzentado, com bolhas esparsas em sua superfície e com um odor ativo desagradável. O prurido (coceira) vaginal é citado por algumas pacientes mas não é comum. Após uma relação sexual, com a presença do esperma (de pH básico) no ambiente vaginal, costuma ocorrer a liberação de odor semelhante ao de peixe podre.

No homem pode ser causa de uretrite e, eventualmente, de balanite (inflamação do prepúcio e glande). A uretrite é geralmente assintomática e raramente necessita de tratamento. Quando presentes os sintomas restringem-se a um prurido (coceira) e um leve ardor (queimação) miccional. Raramente causa secreção (corrimento) uretral.

A Sífilis (Cancro Duro) foi por muito tempo uma doença sexual de predominância entre as pessoas com variedade de parceiros. Com o surgimento dos antibióticos (penicilina) ela foi controlada e não assusta mais as pessoas. Porém ela não foi erradicada e ainda infecta as pessoas em números expressivos. É chamada de Cancro Duro devido às lesões endurecidas que causa no pênis e na vagina.

É uma doença causada por uma bactéria e que acomete todo o organismo, evolui de forma crônica (lenta) e que tem períodos que se manifesta agudamente e períodos de latência (sem manifestações). Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita.

O importante a ser considerado aqui é a sua lesão primária, também chamada de cancro de inoculação (cancro duro), que é a porta de entrada do agente no organismo do paciente. Trata-se de uma lesão ulcerada (cancro) não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa (líquida, transparente) escassa e que pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clítoris, períneo e colo do útero na mulher e na glande e prepúcio no homem, mas que pode também ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas.

É transmitida por Relação sexual, transfusão de sangue contaminado, transplacentária (da gestante para o feto a partir do quarto mês de gestação). Nesses casos pode levar ao aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Infecções peri e neonatal Sífilis Congênita, Neurossífilis e Sífilis Cardiovascular.

Outra doença similar mas causada por uma bactéria diferente é o Cancro Mole. Suas lesões são amolecidas e com secreção, daí a origem do nome. É uma ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitália externa, mas podem comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta.

Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis (a pessoa se auto-infecta) e portanto, geralmente múltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar na região inguino-crural (inchação na virilha). Não é rara a associação do cancro mole e o cancro duro (sífilis primária). A transmissão é por relação sexual.

Outra doença infecto-contagiosa de origem bacteriana é a gonorréia. Caracteriza-se pela presença de abundante secreção (corrimento) purulenta pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro freqüentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência ao urinar). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre.

Nas mulheres os sintomas da Gonorréia são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos), o que leva a infecção de outros parceiros com muita facilidade.

O Linfogranuloma Venéreo é uma doença causada por bactéria. Caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital (lesão primária) que tem curta duração e que se apresenta como uma ulceração (ferida) ou como uma pápula (elevação da pele). Esta lesão é passageira (3 a 5 dias) e freqüentemente não é identificada pelas pessoas, especialmente do sexo feminino.

Após a cura desta lesão primária, em geral depois de duas a seis semanas, surge o bubão inguinal que é uma inchação dolorosa dos gânglios de uma das virilhas (70% das vezes é de um lado só). Se este bubão não for tratado adequadamente ele evolui para o rompimento expontâneo e formação de fístulas (rachaduras na pele) que drenam secreção purulenta.

As complicações são Elefantíase (inchaço exagerado), do pênis, escroto e vulva. Proctite (inflamação do reto) crônica. Estreitamento do reto. Relação sexual é a via mais freqüente de transmissão. O reto de pessoas cronicamente infectadas é reservatório da infecção. E o sexo anal é a forma comum de se espalhar a doença.

Uma doença similar, mas que é causada por bactéria diferente, é Granuloma Inguinal. É uma doença bacteriana de evolução crônica que se caracteriza pelo aparecimento de lesões granulomatosas (caroços), ulceradas (feridas) e indolores. Tais lesões localizam-se na região genital, perianal e inguinal, podendo, eventualmente, ocorrer em outras regiões do organismo, inclusive órgãos internos. Ela também leva a deformidades genitais, elefantíase e tumores.

Essas doenças não são comuns devido as facilidades de diagnóstico e tratamento, mas em regiões de difícil acesso e que não tem serviços de saúde, como o interior do país, elas se manifestam e se desenvolvem até as suas manifestações clínicas deformantes.

A Infecção por Clamídia (bactéria) é mais comum. É uma doença dos órgãos genitais masculinos ou femininos. Caracteriza-se pela presença (pode não ocorrer) de secreção (corrimento) uretral escassa, translúcida e geralmente matinal. Um ardor uretral ou vaginal pode ser a única manifestação. Raramente a secreção pode ser purulenta e abundante.

Se não tratada, pode permanecer durante anos contaminando as vias genitais dos pacientes. É importante saber que mesmo a pessoa assintomática (portadora da doença mas sem sintomas) pode transmiti-la. Essa ausência de sintomas favorece a infecção por períodos longos; daí a importância dos exames regulares. As infecções não investigadas, podem agredir os epitélios dos órgãos genitais e desenvolver câncer.

3 comentários:

Assembléia de Deus - Campinas + Rua Juiz de Fora, Qd 11 Lt 3 + St. Belo Horizonte Sul + Fone: (62) 35885331 e (62) 93122701. disse...

Achei ótimas todas as postagens desse blog. Parabens ao seu idealizador. Pedimos permissão para transcrever algumas matérias em nossa página do blog adcampbhsul.blospot.com - Agradecemos em nome de Jesus!!!

Ivair Augusto disse...

Olá irmãos assembleianos.
Podem publicar o que quiserem, desde que dêem os devidos créditos aos artigos.

Leona Knight disse...

Me diagnosticaron herpes hace un tiempo y probé todos los medios posibles para curarme, pero todo fue en vano, hasta que vi una publicación en un foro de salud sobre un médico herbolario (Dr. Akhigbe) que prepara medicamentos a base de hierbas para curar todo tipo de enfermedades. enfermedades como el herpes, al principio dudé, si era real pero decidí darle una prueba, cuando me comuniqué con el Dr. Akhigbe a través de su correo electrónico: drrealakhigbe@gmail.com, me guió y preparó una medicina a base de hierbas y me la envió por mensajería. Servicio de entrega, cuando recibí el paquete (medicamento a base de hierbas) Me dio instrucciones sobre cómo consumirlo, comencé a usarlo según las instrucciones y dejé de tener brotes y las llagas comenzaron a desaparecer, ¿podrían creer que me curé de este virus mortal dentro de dos o tres semanas y nota cambios en mi cuerpo. Días de usar este REMEDIO, no podía creer la curación al principio hasta que lo vi mientras mis HERPES se aclaraban como por arte de magia El Dr. Akhigbe también usa su medicina herbal para curar enfermedades como VIH, HERPES, CÁNCER, ELA, ENFERMEDAD CRÓNICA, ENFERMEDAD DEL CORAZÓN , LUPUS, ASMA, DIABETES, VIRUS MAR-BURG, HEPATITIS AY B ECZEMA, DOLOR DE ESPALDA, INFECCIÓN EXTERNA, ASMA, MALARIA, FIEBRE DENGUE, BACTERIA DIARREA, RABIA, OBESIDAD, PROGENITOR, MENINGITIS, ESTREMAPSITIS, EPOCA , PIEDRA GAL, AGRANDAMIENTO DE PULO Y MAMA, HIPERTENSIÓN PULMONAR, EYACULACIÓN DEL PENE, VPH, AGRANDAMIENTO DEL PENE, IMPOTENCIA, DENGUE, TÉTANOS, ENFERMEDAD DE CORNELIA, OSTEOPOROSIS, REUMATISMO, TIROIDES, RESFRIADO Y GRIPE. ERYSIPELAS PROTOPLÁSMICAS. etc Póngase en contacto con este gran médico herbal hoy el padre de la cura de raíz a base de hierbas. por correo electrónico: drrealakhigbe@gmail.com o whatsapp él +2348025012866 y curarse permanentemente Él es real .. sitio web: https: drrealakhigbe.weebly.com