ENTRETENIMENTO


“Os olhos são como uma Luz (informação), para o corpo; se os seus olhos forem bons (informação boa) todo o seu corpo terá Luz (conhecimento da verdade).” Mateus 6:22

Como os mais populares entretenimentos deste século estão ligados a mídia (Televisão e Internet), o que eu assisto na televisão pode mudar meus conceitos e determinar meus Hábitos.

O clássico exemplo, é o fenômeno que ocorre na sociedade norte americana, da barbárie criminosa entre adolescentes. Uma manchete de revista perguntava: ”Por que eles fazem isso?” – se referindo a uma nova chacina ocorrida, desta vez, em San Diego, Califórnia onde um rapaz de 15 anos abriu fogo, contra seus colegas, matando 2 deles e ferindo outros 13.

Desde 1990 esses casos bárbaros ocorrem; e só no período de 97 e 98, já haviam sido assassinados 14 adolescentes desta forma nos EUA. No mais conhecido incidente, na cidade de Columbia, os adolescentes estavam vestidos como o personagem do filme ‘Rambo’.

O fenômeno não acontece só com adolescentes; o impacto é maior neles, devido a um processo de amadurecimento das células neuronais na parte frontal do cérebro; esta área do cérebro começa a expandir-se na adolescência, os neurônios fazem novas e maiores ligações. Essa área é a que confere maturidade e administra a parte sentimental e afetiva no indivíduo.

Os vários conflitos e o comportamento turbulento nesta idade vem deste processo. Experiências virtuais, na tv e internet, serão degradantes nesta fase, onde conceitos e sentimentos estão sendo formados.
O Presidente da Control Risks, o norte americano James Wygand, afirmou em uma entrevista: “Se a sociedade não se cuidar, outros criminosos podem se inspirar no assassino do cinema”.

Somos afetados por aquilo que assistimos, ‘se nossos olhos forem maus, nosso corpo será tenebroso’! Se assistirmos violência, nos tornaremos violentos; se assistirmos erotismo e sensualidade, nos tornaremos tendenciosos ao Pecado Sexual.

Mas as mudanças não ocorrem somente ao nível de comportamento. Todo o nosso organismo é afetado por aquilo que estivermos assistindo. Alguns anos atrás presenciei um fato que comprova esse argumento; uma pessoa estava assistindo um Filme de Ação e a trama era tão agitada, que acabou estimulando de tal forma essa pessoa, que ela teve um Ataque Cardíaco.

A pessoa foi visualmente estimulada pelas cenas de violência e ação, e uma droga poderosa foi liberada na sua corrente sanguínea – a adrenalina; ela é uma droga endógena, ou seja, que é sintetizada naturalmente em seu corpo, mas nem por isso deixa de ter a característica de uma Droga.

Quando nossa Mente é estimulada, ocorre a descarga em nosso corpo, e muitas vezes, o stress, o cansaço, acabam somando para casos como este que citei.

A Adrenalina é espoliante para o coração, e causa danos ao músculo cardíaco, a cada vez que é liberada no sangue.Coisas simples como um susto no trânsito, geram pequenas descargas, e no final de uma semana, nosso coração não agüenta mais ‘ação’ em um filme de ‘entretenimento’ de fim de semana!

Muitas pessoas se queixam de insônia, e um dos fatores é aquilo que elas assistem antes de dormir; muito do que assistimos é superestimulante ao nosso cérebro, que descarrega doses maciças de adrenalina e outras drogas excitantes; há pessoas que devido a sua constituição, envolvendo temperamento, personalidade e resistência física, toleram a adrenalina e até são viciadas nesta droga.

São pessoas que praticam esportes radicais, e gostam de ação e violência. Mas essas pessoas vivem menos, envelhecem mais cedo e se tornam insensíveis ao nível de espiritualidade e afetividade.

Como cristãos, esperamos ter uma vida saudável e um caráter moldado pelo Criador, muito do que é exibido na televisão e nos filmes de Hollywood, não são as melhores opções para o entretenimento. Na verdade os argumentos científicos comprovam que esses programas não oferecem alívio para o corpo e nem descanso para a mente.

Muito do que assistimos é para nossa mente ser educada para familiarizar-se com o pecado. Esse é o objetivo do inimigo de nossas almas. Neste caso a sabedoria em escolher o que assistir é fundamental; o controle remoto está em nossas mãos e é nossa responsabilidade mudar o canal ou desligar a tv!

Nenhum comentário: